Você sabe o que é a previsão de demanda e a sua importância para processos logísticos? O gerenciamento de estoque é uma das prioridades para que as empresas logísticas possam se destacar e garantir a eficiência das entregas, resultando na satisfação dos clientes.
Por meio de um gerenciamento eficiente, é possível otimizar processos, melhorar o planejamento de compras, facilitar o controle de fornecedores, garantir um controle preciso do inventário e impactar positivamente o planejamento financeiro do negócio como um todo.
Nesse contexto, a previsão de demanda torna-se indispensável para assegurar uma gestão eficiente. Neste material, a gente explica um pouco mais sobre o tema e explica detalhes sobre como fazer de forma eficiente. Continue a leitura e saiba mais!
O que é a previsão da demanda?
Primeiro, vamos entender o que é a previsão de demanda. Como o nome sugere, trata-se de antecipar quais produtos serão necessários para atender seus clientes e o que estará disponível para entrega.
Com as ferramentas certas, sua empresa pode identificar quais itens estão em estoque, quais têm prazos de entrega mais longos por parte dos fornecedores (exigindo uma antecipação do pedido) e quais são os itens de maior demanda, garantindo que estejam sempre disponíveis para evitar a perda de vendas.
A previsão de demanda oferece a oportunidade de contar com dados precisos para o planejamento do negócio. Isso impacta positivamente o financeiro, reduzindo os riscos de perda de vendas e possibilitando atrair e reter clientes ao garantir entregas no prazo.
Para ilustrar, suponhamos que uma fábrica de chocolates realize entregas durante todo o ano para diferentes tipos de clientes, como confeiteiros e lojas revendedoras.
Certamente, essa organização entende que os períodos de maior venda são as datas comemorativas, especialmente a Páscoa. Com a previsão de demanda, nos primeiros três meses do ano, a empresa trabalha para garantir que todos os produtos estejam disponíveis, facilitando o alcance da meta de faturamento.
Como fazer uma previsão de demanda?
Agora, chegou o momento de entendermos dicas para fazer a previsão de demanda de forma mais eficiente. A seguir, trouxemos algumas recomendações que devem ser seguidas por qualquer empresa que atua nesse cenário. Confira!
Planejamento estratégico
Contar com um bom planejamento estratégico é fundamental, pois vai haver a definição de objetivos e metas da empresa. Se há um compromisso por parte da equipe comercial de que em um período “X” vai haver maior faturamento e, naturalmente, mais vendas, o time que trabalha com estoque precisa estar atento para garantir que as entregas sejam feitas e que não haja nenhum problema com prazos.
Sendo assim, a gestão tem a oportunidade de entender qual é o tempo que deseja antecipar e qual é a metodologia que vai ser utilizada.
Metodologias
Por falar em metodologias, elencamos algumas das principais para que você analise aquela que mais faz sentido para a sua realidade:
- métodos qualitativos: dentro dos métodos qualitativos, a sua empresa tem a possibilidade de fazer pesquisa dos produtos que mais têm vendido no mercado, pesquisa de clientes (com o intuito de identificar o momento em que ele mais se interessa em fazer uma compra), júri de executivos (que vai avaliar a percepção dos próprios profissionais da empresa que respondem por essas metas), entre outros;
- métodos quantitativos: além dos métodos qualitativos, há os métodos quantitativos, que trazem mais efetividade nas tomadas de decisão. Nesses métodos, o negócio pode fazer a média de vendas dentro de um período pré-estabelecido, análise de fatores externos (se a expectativa de renda da população aumenta ou diminui, é comum que as vendas dentro de alguns nichos específicos sigam a tendência) etc.
Coleta dos dados
Depois de definida a metodologia, é o momento de fazer a coleta dos dados. O ideal é contar com uma ferramenta que automatize o processo e traga mais precisão, uma vez que acompanhar planilhas e demais recursos manuais induzem a erros, o que poderia comprometer a efetividade de sua estratégia.
Interpretação dos resultados
O último passo é a interpretação dos resultados. Os números e a metodologia, por si só, trarão apenas um diagnóstico sobre a sua empresa, as vendas e materiais de estoque. O próximo passo é estabelecer uma estratégia para que realmente não faltem esses materiais em um período estipulado, principalmente aqueles que tenham mais vendas.
Como calcular a previsão de demanda?
O cálculo da previsão de demanda dependerá do método escolhido para a análise. No caso da média móvel simples, por exemplo, você considera uma quantidade específica de meses e calcula a média das vendas desse período.
No entanto, se houver flutuações significativas entre os meses, o ideal é optar pela suavização exponencial. Esse método permite identificar os períodos com maior volume de vendas, ajudando a antecipar riscos de atrasos nas entregas e, consequentemente, a insatisfação dos clientes.
Qual a importância de fazer a previsão de demanda?
A previsão de demanda pode trazer muitos diferenciais significativos além dos pontos que já mencionamos ao longo deste material:
- melhorias para o planejamento estratégico, pois vai garantir informações precisas a respeito das vendas em seu negócio, com tendências e flutuações de mercado que garantirão um preparo mais adequado para todas as áreas da empresa, além de uma gestão de estoque mais eficaz;
- melhorias para a eficiência operacional, principalmente no que diz respeito às entregas;
- apoio no gerenciamento financeiro do negócio, pois vai trazer dados concretos sobre os períodos em que é preciso acionar por mais vezes o time de compras para o estoque estar sempre disponível de acordo com as necessidades, entre outros.
E então, o que achou de conhecer um pouco mais sobre previsão de demanda e seus principais diferenciais? Como a gente pôde ver, trata-se de uma estratégia que trará mais insumos para o seu negócio tomar decisões efetivas e garantir resultados mais significativos ao longo do ano, principalmente nos meses em que houver um volume maior de vendas. Com isso, o que foi estabelecido no planejamento estratégico será alcançado com mais êxito.
E se você se interessar ainda por mais conteúdos relacionados ao planejamento logístico, não deixe de acessar outro material em nosso blog e conferir um conteúdo que preparamos especialmente sobre esse tema!