Saiba como o monitoramento embarcado pode melhorar os processos de transporte de cargas

Transportar cargas em território brasileiro pode parecer uma simples tarefa, mas, no final das contas, acaba se revelando um dos maiores gargalos da gestão logística. A flexibilidade para lidar com as opções do mercado, a imprevisibilidade da cadeia de suprimentos e a garantia de segurança podem transformar uma ação simples em um verdadeiro caos.

Em meio à tanta preocupação para oferecer ao cliente um serviço de qualidade, o monitoramento embarcado surge como um conjunto eficaz de aplicações que salvam a pátria.

Por meio dele, é possível obter conexão direta com a carga, com o caminhão e com o motorista. A interação remota e disponível 24 horas por dia é capaz de operar uma grande transformação nas rotinas e nos processos da empresa!

Quer entender melhor o que está em jogo na hora de contratar uma empresa especializada em transporte com monitoramento embarcado? Então continue acompanhando este artigo.

Quais os benefícios do monitoramento embarcado?

Quando implementado na empresa de forma positiva, a tarefa principal desse acompanhamento é elevar a performance da companhia na programação das entregas.

Todo cliente quer receber seu pedido de maneira perfeita. Dentro do tempo, sem danificações e em segurança total. 

Portanto, esse momento do processo logístico se configura em um dos mais importantes para a fidelização do público. Quanto mais elevado for o nível de entregas, mais satisfeito e fiel o cliente se tornará.

Ao trabalhar com o monitoramento do embarque, é possível garantir a rastreabilidade e o controle dos itens, tanto por você quanto pelo próprio cliente. Dentre as principais consequências dessa ação, estão:

  • redução de roubos: a câmera e os alertas de segurança não impedem 100% das chances de crimes, mas diminuem significantemente a ação de criminosos. Eles também são essenciais no mapeamento de cada ocorrência e na identificação das rotas mais problemáticas;
  • controle de evasão de receitas: além otimizar o tempo da carga, o acompanhamento em tempo real do veículo e do motorista revela os colaboradores mal intencionados, que desviam parte do faturamento diário;
  • avanço no nível de serviço: prazos e segurança não são os únicos ganhos com a implementação do sistema. O monitoramento também melhora a qualidade geral do serviço, incentivando os colaboradores a cumprir deveres, como manter a rota estabelecida, não se deslocar com a porta aberta, evitar frenagens bruscas, entre outros;
  • recurso contra acidentes: redução de possíveis prejuízos com indenizações provenientes de acidentes causados por terceiros. O departamento jurídico da empresa agradecerá pela eficiência das câmeras externas.

Como funciona o monitoramento embarcado?

O monitoramento embarcado funciona mediante a instalação de um equipamento de rastreamento na frota. O rastreador utiliza a conexão via satélite GSM/GPRS e a radiofrequência para localizar o veículo, monitorando-o em tempo real.

É possível acompanhar o rastreamento 24 horas por dia por meio de computadores, tablets e smartphones. Além de aumentar a segurança do veículo, o sistema também permite o envio de alertas e o bloqueio.

Por que é importante monitorar a sua carga?

O monitoramento, o rastreamento e o controle de carga estão no topo da lista de tarefas que mais trazem benefícios diretos para as operações logísticas. Isso porque monitorar é atuar em combate às perdas financeiras, evitando os desperdícios.

Infelizmente, não há como dizer que o planejamento das rotas impedirá as ocorrências. Entretanto, caso elas ocorram, o monitoramento será como uma chave a favor das investigações necessárias.

Estoque e planejamento

Boa parte do investimento da empresa está no estoque. Gerenciá-lo, portanto, requer a inclusão de um processo automatizado e inteligente.

Não se trata apenas de acompanhar a rota do transporte, mas de planejar estrategicamente, de acordo com os históricos de ocorrências, percursos percorridos e estudos do comportamento de cada colaborador envolvido no processo.

Para os clientes, a possibilidade de acompanhar o pedido durante todo o trajeto funciona sempre como um diferencial que causa uma ótima impressão!

Romaneio e averbação

Nas estradas do país, o transporte das mercadorias está sujeito a roubos, dano, furto, desperdício, acidentes, atrasos, entre outras dificuldades. Identificar e localizar os produtos em questão de segundos são formas de combater os problemas dessa atividade.

O romaneio é um documento essencial no transporte de cargas, pois facilita na prevenção de erros na entrega e, até mesmo, de furtos ou roubos, simplificando a identificação de divergências.

Já a averbação, obrigatória para todo produto transportado no Brasil, atua como um seguro da carga. Em caso de sinistros, ela é a opção mais viável para garantir o reembolso do item discriminado.

O custo compensa?

Como sabemos, reduzir custos não tem a ver com cortes deliberados para conter os gastos. Trata-se de um direcionamento inteligente dos investimentos para dispensar aquilo que compromete o lucro da organização.

A efetividade de um investimento deve ser avaliada pelo cálculo preciso das perdas anuais com desvios de receita. Uma análise minuciosa poderá dizer quanto há em caixa para trazer melhorias e quais departamentos precisam ser otimizados.

Investir em uma solução tecnológica capaz de oferecer eficiência real aos processos é necessário para toda empresa que quer se manter competitiva no mercado.

Como qualquer outra implementação de sistemas no ambiente corporativo, o monitoramento embarcado vai requerer um investimento maior no início. Entretanto, é consenso, no segmento, a compreensão de que o valor investido se paga em médio e longo prazos. Por sua vez, as vantagens não podem ser obtidas por nenhuma outra ação.

Por que a ABC Cargas é a melhor opção?

A ABC Cargas é líder de mercado no transporte de caminhões e ônibus 0 Km. A certificação ISO 9001, registrada junto à ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestre), atesta a qualidade do serviço ao realizar tráfego no Brasil e no exterior. 

O monitoramento embarcado é levado a sério na ABC Cargas, assegurando a tecnologia de telemetria. Por esse sistema, a transportadora pode verificar:

  • a velocidade em que o motorista se encontra;
  • o consumo de combustível no determinado momento;
  • as frenagens do motorista;
  • a utilização da embreagem;
  • o trabalho dentro da legislação, por parte do motorista (que, por exemplo, só pode rodar 10 horas por lei), entre vários outros quesitos importantes.

Sua estrutura conta com escritórios e pátios próximos aos terminais aduaneiros, que permitem agilizar os trâmites do comércio exterior e dar o apoio logístico necessário em todas as rotas de atuação.

Gostou do nosso conteúdo sobre o monitoramento embarcado? Então conheça a ABC Cargas, que atua no transporte de cargas em geral, tais como: as refrigeradas/climatizadas, as do setor alimentício e de higiene, as secas e as perigosas. Entre em contato pelo telefone (11) 2199-8500 ou clicando aqui.

Danilo Guedes

Danilo Guedes

Danilo Guedes, CEO da ABC Cargas, formado em gestão logística pela FAAP e com MBA em gestão empresarial pela FIA-USP, atua na área de transporte há mais de 20 anos, sempre buscando oferecer ao mercado um alto padrão de qualidade e inovação.

Deixe um comentário

Share This