Antes de realizar o envio de mercadorias para o seu cliente, é importante entender os diferentes tipos de carga e identificar qual deles melhor se adequa à sua necessidade. A carga consolidada e a carga completa são alguns exemplos de opções disponíveis. Não há uma classificação que determine qual é a melhor ou pior, pois a escolha depende de fatores como o volume a ser enviado, a distância, o orçamento disponível, entre outros aspectos.
Pensando nisso, elaboramos este material para explicar as diferenças entre as duas opções, os benefícios de cada uma e o momento certo para utilizá-las. Continue a leitura e saiba mais!
O que é a carga consolidada?
Primeiro, vamos entender com mais detalhes o significado de carga consolidada. Nesse modelo, a sua mercadoria não será enviada de forma exclusiva no caminhão. Ou seja, outras empresas também contratarão o serviço.
A companhia responsável pelo transporte opta por agrupar as mercadorias de diferentes organizações cujas rotas são semelhantes, realizando entregas conjuntas. Isso resulta na redução de custos, tanto para a transportadora quanto para o contrato firmado com o cliente, uma vez que a entrega não ocorre de forma individualizada.
Em muitos casos, a empresa que contrata esse serviço também estabelece um contrato para entregas que chegam até o seu próprio espaço. Caso o envio de mercadorias seja direcionado a uma região onde a empresa tenha insumos de fornecedores para a sua produção, o transporte também será responsável por realizar essa entrega, considerando que, no mesmo veículo, outros produtos estarão sendo transportados.
O que é carga completa?
Como o nome indica, a carga completa é quando o transporte é realizado de forma individualizada. Nesse caso, o prazo de entrega tende a ser mais curto, pois não há desvios de rotas, mesmo que pequenos, e o foco do motorista é exclusivamente no destino do envio. Geralmente, esse tipo de contratação ocorre quando há necessidade de enviar mais de 4 toneladas.
Quais as vantagens de cada um deles?
Como abordamos mais acima, não existe um modelo que é considerado o certo. Vai depender das necessidades e das condições orçamentárias de cada empresa.
Carga consolidada
No que se refere à carga consolidada, os principais diferenciais que podem ser destacados são:
- redução de custos para envios recorrentes, uma vez que, à medida que as entregas aumentam, há a necessidade de um pagamento maior para os fretes da mercadoria. Ao optar pela consolidada, a empresa tem a possibilidade de pagar menos;
- oportunidade de contar com insumos de forma mais rápida, o que facilita para o processo de produção e garante a satisfação dos clientes por sempre contar com a mercadoria;
- contribui para que o inventário de mercadorias seja feito em um processo mais ágil;
- não há necessidade de uma equipe grande para controlar o envio e recebimento de mercadorias, entre outros.
Carga completa
A carga completa também conta com alguns diferenciais, como:
- chances reduzidas de os produtos chegarem até ao seu destino final com avarias, uma vez que o material será encaminhado exclusivamente para aquele cliente, garantindo que seja de forma mais ágil e em rotas específicas para aquela entrega;
- entrega feita de forma mais ágil, ideal para clientes que precisam da carga com urgência ou que tenham feito um pedido maior;
- efetivo principalmente para envio de grandes volumes de mercadoria;
- oportunidade de contar com exclusividade para o envio, o que facilita na identificação da carga, entendimento de prazo e correção de qualquer problema que ocorra ao longo do processo, entre outros.
Quando optar por cada um deles?
Agora, chegou o momento de entender quando optar por cada tipo de carga. A carga consolidada, por envolver a divisão com outras empresas, é uma opção que se destaca principalmente para negócios com orçamento mais limitado ou que buscam reduzir custos sem comprometer a qualidade dos produtos e serviços oferecidos aos clientes.
Segurança
Outro ponto importante a ser considerado na escolha da carga consolidada é a segurança. Nesse caso, alguns aspectos merecem destaque. O primeiro deles é o risco menor de extravio, uma vez que o transporte reúne mercadorias de várias empresas em um mesmo veículo. Isso reduz a probabilidade de perda, pois há maior atenção por parte da empresa contratada quanto à integridade do produto. Também se destaca o processo de rastreamento, que permite um monitoramento mais eficaz.
Além disso, a carga é distribuída de maneira mais organizada. Como as empresas contratantes precisam compartilhar responsabilidades, o planejamento do transporte é feito de forma mais cuidadosa. Por fim, o acompanhamento contínuo e profissional da carga é garantido durante todo o processo.
Impacto ambiental
Hoje, as empresas têm se empenhado cada vez mais em reduzir o impacto ambiental de suas operações. E isso tem uma razão clara: ao compartilhar um veículo com outras organizações, há uma diminuição no número de caminhões nas estradas, o que reduz a emissão de poluentes. Esse fator não só contribui para a preservação do meio ambiente, mas também melhora o fluxo do trânsito, tornando-o mais ágil devido à menor quantidade de veículos.
Controle e espaço
Como mencionamos em outro tópico, há uma melhor organização dos produtos devido à necessidade de compartilhamento com outras empresas. Os itens precisam se ajustar ao espaço disponível, o que resulta em uma alocação mais eficiente e, consequentemente, na redução dos riscos de avarias.
Mais flexibilidade
A flexibilidade é uma vantagem significativa, especialmente para empresas que precisam enviar pequenas cargas. Pense bem: enviar um volume de baixa lucratividade em um único veículo, pagando um preço elevado, muitas vezes não compensa financeiramente. Isso pode resultar em uma incapacidade de atender a diferentes tipos de clientes e, caso a entrega seja urgente, você acaba tendo prejuízo. No entanto, isso não acontece com a carga consolidada.
Neste material, você pôde entender um pouco mais sobre a carga consolidada e a carga completa, os diferenciais de cada um e os impactos que elas têm para o negócio que opta por elas. Como vimos ao longo de todo o material, não existe necessariamente o modelo certo ou errado, mas, sim, aquele que melhor se adapta às suas necessidades. No entanto, caso queira reduzir custos e garantir uma visibilidade melhor perante os clientes, certamente a consolidada se destaca nesse cenário.
Se deseja outras dicas e novidades como essas, é só assinar a newsletter!